DW
TEÉ: PULSO, FIBRA E CORPO
Endereço da Exposição:
Rua Major Sertório, 88, Conjunto 602, Vila Buarque
Período da Exposição:
14 - 24 de março de 2024
Horário de Funcionamento:
Seg - Sex I 10h - 20h (Último horário de entrada às 19h30)
Sáb I 10h - 18h (Último horário de entrada às 17h30)
TEÉ: PULSO, FIBRA E CORPO
A Teé se apresenta para esse Design Weekend (DW) através de sua instalação intitulada "Pulso, fibra e corpo", criando um diálogo aberto onde o design de mobiliário e a moda se entrelaçam através de referências de arquitetura, preenchendo os espaços de vida e de corpos com a visão estética de uma única mente influente - o designer brasileiro Bruno Rangel.
Um Exercício Emocional de Design
A Teé se coloca numa instância útil de como, através do cruzamento das fronteiras do design, podemos reintegrar a forma e a função no contexto do espaço que habitamos e da forma como nos expressamos através do vestuário.
Como elemento central desta exposição, Bruno Rangel, com uma visão multidisciplinar, consegue ancorar a estética do mobiliário contemporâneo à moda, e vice-versa, em um exercício de design que vai além do tangível ou do vestível.
Sinergia entre Móveis, Moda e Arquitetura – A Criação de Bruno Rangel
Em primeiro plano, a exposição destaca a recente linha de móveis da Teé, desenhada por Rangel, que buscou inspiração na simplicidade e na interação da materialidade com o desenho e o espaço que ocupa. Suas criações são influenciadas pelos lugares que ele visita e as sensações que lhes provocam, as quais expressam esse diálogo através de linhas mais definidas e limpas, formas puras e uma atenção inigualável aos detalhes.
Porém, o design vai além dos móveis. A Teé apresenta, em sincronia, uma coleção de roupas também inspirada por esses princípios de design. A moda aqui se entrelaça com o mobiliário, reforçando os mesmos temas de fluxo, forma e função. Assim, cada peça de roupa se transforma em uma extensão do espaço – ligando-se ao mobiliário, ao design de interiores e ao ambiente construído ao redor.
Transcendendo a Arquitetura para o Vestuário
A composição formada em sua "Pulso, fibra e corpo", exemplifica o olhar de Rangel sobre a conexão de vestimenta, mobiliário e espaço. As peças de vestuário, assim como os móveis, carregam a influência da arquitetura moderna brasileira, refletindo a atemporalidade e o minimalismo através de uma paleta suave que exala elegância casual.
Cada peça é cuidadosamente desenhada e construída, enfatizando o uso consciente de materiais, sejam eles ecoados na estrutura dos vestidos, na textura das blusas, ou nas formas do mobiliário.
Experiência de Exposição – Imersão no Design de Bruno Rangel
Os visitantes da exposição poderão passear através da instalação que apresenta o mobiliário e a moda da Teé em um cenário interconectado através de tecido e outros elementos que se propõe a levar o visitante para esse universo de formas, texturas e ideias através dos sentidos. O espaço foi concebido por Rangel, com o acompanhamento de Josemar Costa Jr e a curadoria e finalização de Aldi Flosi. Por lá, o fluxo e a interação entre os móveis, o espaço e o vestuário são diretamente evidenciados, criando um diálogo visual e tátil.
Além disso, há uma série de croquis de algumas peças que acompanham a exposição. Esses croquis, cuidadosamente selecionados por Rangel, ilustram o processo de desenvolvimento por trás das peças de roupa e dos móveis, fornecendo aos visitantes uma visão mais ampla do processo criativo.
O que o trabalho de Bruno Rangel para a Teé nos mostra é que móveis e moda não são entidades separadas, mas sim partes integrantes de uma experiência interconectada do espaço habitado. Sua forma de integrar as três disciplinas - mobiliário, moda e arquitetura - numa única narrativa é um testemunho de sua visão de que o design, em todas as suas formas, deve servir para melhorar e enriquecer nossas vidas.
A "Pulso, fibra e corpo", em funcionamento até 24/03 dentro do circuito da Semana de Design de são Paulo, a Design Weekend, é um convite para experimentar esta visão em primeira mão e, independentemente de ser um entusiasta do design ou simplesmente alguém que se preocupa com o espaço em que vive e como se veste, é uma experiência imperdível. Não perca a oportunidade de ver como a Teé e Bruno Rangel estão redefinindo as fronteiras do design, onde a moda e o mobiliário se encontram na arquitetura.
Endereço da Exposição:
Rua Major Sertório, 88, Conjunto 602, Vila Buarque
Período da Exposição:
14 - 24 de março de 2024
Horário de Funcionamento:
Seg - Sex I 10h - 20h (Último horário de entrada às 19h30)
Sáb I 10h - 18h (Último horário de entrada às 17h30)